Marco da Paz completa 6 anos em praça do Parque Campolim
Há seis anos, a cidade de Sorocaba ganhava o Marco da Paz, instalado no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial, a inscrição “PAX” (paz, em latim) e um sino de cobre em que está gravada a sigla da “paz pela união dos povos”.
Dezenas de empresas e instituições contribuíram para a construção e instalação da estrutura, que também recebeu o apoio da Prefeitura. Ao todo, mais de 500 colaboradores, chamados de mensageiros da paz, atuaram para viabilizar o monumento.
Idealizado pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente hoje em 28 localidades do mundo com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos. Luigi é assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e viveu os horrores da 2ª Guerra Mundial, antes de vir para a Argentina e, depois, para o Brasil. Em seu discurso, ele reforçou a necessidade de se manter o espírito da paz entre os povos, e contou como nasceu a ideia do Marco.
“É com alegria e gratidão que vejo a união de nossa querida Associação Comercial de São Paulo, a Associação Comercial de Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba e todos os parceiros, fortalecendo essa caminhada para o exercício do bem”, discursou. “Temos que somar e dar as mãos para fazer da cultura de paz no mundo uma realidade”, disse o idealizador do Marco, indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pela criação do monumento.
A prefeita à ocasião, Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho, em seu discurso, enalteceu a idealização do monumento, e ressaltou a importância da paz entre os seres humanos. Alberto Cépil (presidente da Associação Comercial de Sorocaba), reforçou a mensagem da necessidade de conquistar e manter a paz entre os povos. Amir Massis (coordenador-geral do Marco da Paz), ressaltou o emprenho de empresas, autoridades públicas e instituições da sociedade civil para viabiliza o Marco em Sorocaba.
Esse foi o 29º monumento inaugurado no mundo. O primeiro Marco da Paz foi implantado no ano 2000, no Pátio do Colégio, centro da capital paulista.