Certificação digital: assinatura eletrônica elimina papéis e acelera processos

O Certificado Digital consiste em uma assinatura eletrônica, devidamente reconhecida, com validade jurídica, que substitui a necessidade do papel.

Ao investir nesse item, o empresário conseguirá simplificar a autenticidade e a integridade dos documentos, garantir sigilo e autoria em e-mails, reduzir custos operacionais com impressão, armazenamento, entre outros.

Principais aplicações para os empreendedores

O Certificado Digital é uma espécie de carteira de identificação que confirma a sua autoria quando realiza uma assinatura ou efetua alguma ação pela internet.

Esse instrumento tem uma ampla gama de aplicações aos empreendedores graças à forte segurança que é proporcionada, dentre elas:

Emissão de nota fiscal: uma das obrigações mais importantes para os empresários, já que profissionais autônomos, micro, pequenas, médias e grandes empresas devem emiti-las para registrar suas operações, além de comprovar o recolhimento de impostos. Quando essa obrigação é feita com um Certificado Digital, é possível automatizar e torná-la significativamente mais eficiente, rápida e econômica.

Formalizar negócios à distância: o documento possibilita que isso seja feito de forma segura e rápida, bem como que a assinatura tenha a mesma validade das feitas a punho e com firmas reconhecidas em cartório.

Assinar contratos ou documentos virtualmente: além de firmar acordos, outros tipos de contratos e documentos podem ser assinados digitalmente, como atas de reuniões, propostas, laudos médicos, procurações, recibos, acordos comerciais, entre outros.

Efetuar transações bancárias: pelo fato de realizar um grande volume dessas transações diariamente, a eficiência obtida com o Certificado Digital também otimizará toda a rotina da empresa.

Declaração do Imposto de Renda: o documento reduz os custos e aumenta a segurança das autenticações.

Acesso as plataformas governamentais: o Governo exige o uso de um Certificado Digital para utilizar vários de seus sistemas ou plataformas online, como e-CAC, e-Social, SIOPS, e-CNH, e-DOC e SPED Fiscal. Esses canais permitem que várias obrigações legais sejam realizadas de maneira mais rápida, fácil e econômica, além de que o cumprimento de muitas delas poderá ser automatizado.

Contratar serviços online: adotar um Certificado Dgital possibilita a realização de todos os trâmites legais para achar um prestador de serviço.

A Associação Comercial de Sorocaba oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica) e o e-CPF (pessoa física). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.

- Assessoria de Imprensa – Larissa Costa



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