Inadimplência registra mais um mês de queda em Sorocaba

A inadimplência em Sorocaba seguiu tendência de queda no mês de abril, segundo o banco de dados da Associação Comercial, administrado pela Boa Vista SCPC.

O número de pessoas com o CPF negativado totalizou 40.875, queda de 20% em comparação com o mesmo período de 2021. A quantidade de registros caiu 0,04%, ficando em 60.010. Estima-se que, em média, cada pessoa inadimplente possui duas contas em atraso. A faixa etária que mais aparece no banco de dados é a de 31 a 40 anos, com o famoso “nome sujo” há 3 anos.

Já o valor total da dívida vem aumentando desde janeiro deste ano, representando cerca de R$ 44 milhões, resultado que reflete a sequência de aumento da taxa de juros pelo Banco Central (BC), elevando as demais taxas e o custo das operações de financiamento.

Segundo o economista Roque Camargo, na primeira semana de maio, o BC elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, representando 11,75%, buscando assim conter a alta na inflação. “Por um lado, as aplicações começam a ter retorno real, tendo em vista que a inflação dos últimos 12 meses está em 11,30%, o que proporcionava um juro real negativo antes desse aumento. Por outro lado, com juros mais altos, também cresce o peso para pagamento das dívidas, o que pode aumentar o número de inadimplentes. Nesse caso, é importante ter cautela na concessão de crédito”, avalia.

Serviço de Recuperação de Crédito

A ACSO oferece gratuitamente à população consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de o consumidor renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito.

A sede da Associação Comercial está localizada na Rua da Penha, 535, Centro. A unidade de atendimento no Shopping Cidade fica na Avenida Itavuvu, 3.373, Jardim Santa Cecília, no Piso L2. E a Subsede Distrital em Votorantim está na Galeria 677, na Avenida 31 de Março.

Para os empreendedores, a entidade também oferece diversas consultas de análise de risco e crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.

Base de dados - Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

- Assessoria de Imprensa – Larissa Costa



Ler Mais