Escavando a Braguinha
Celso Marvadão

Esta foto da via pública em obras deve ser de 1976, quando a rua Dr. Braguinha virou o primeiro calçadão de Sorocaba, o Bulevar Braguinha. Já teve até cartão de visita com nome de loja com a frase “Rua Doutor Boulevard Braguinha”, como se Boulevard fosse o nome de um doutor francês... A Prefeitura também fez confusão e manteve por algum tempo a placa da rua com essa inscrição.

Boulevard ou Bulevar é como se denomina, sobretudo na Europa, uma rua larga ladeada de árvores, o que não é o caso da nossa querida Braguinha. Na década de 70, a histórica rua estava muito mal conservada, era estreita, os carros subiam. Os veículos mais largos chegavam a bater os espelhos laterais nos pedestres que andavam pelas calçadas. Os comerciantes, como João Guariglia, Paulo Pestana, família Meiken e Morato, lideraram um movimento em favor da retirada do trânsito de veículos para dar novo aspecto urbanístico ao corredor, que é uma extensa galeria de lojas.

Foi então que o primeiro calçadão de Sorocaba ganhou ladrilhos decorativos, canteiros e luminárias, dentro de um projeto urbanístico.

As fotos da rua em obras e, depois, já com o novo aspecto, são de Douglas Gomes. O outro registro, que destaca nomes do nosso comércio central, é do acervo do IBGE.

Bulevar Braguinha é uma referência e homenagem a Joaquim Marques Ferreira Braga, que foi advogado, delegado de polícia e promotor público em Sorocaba. Como advogado da Câmara, em 1901 (na época não havia Prefeitura), ele ajuizou processo cassando a licença de fornecimento de luz a João Lacerda, o qual foi à falência e atribuiu seu fracasso ao famoso doutor. Em 20 de setembro de 1911, ele foi assassinado por João Lacerda na rua Direita, hoje Bulevar Braguinha. Em 1915, foi construída uma herma em sua memória, que até hoje permanece na praça Coronel Fernando Prestes, defronte à rua em que foi morto.

É bom não fazer confusão nos nomes. Dr. Joaquim Marques Ferreira Braga é filho do Dr. Antônio José Ferreira Braga, também advogado, que dá nome à praça conhecida como Largo do Rosário.