Os “noventões” do Estadão
Celso Marvadão

A iniciativa da Associação Comercial de Sorocaba de homenagear, em conjunto com a Câmara Municipal, a Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, pelos seus 90 anos, reuniu diversos “noventões” no salão nobre do “Estadão”, num clima de emoção pela “volta ao ninho”, pelo reencontro com amigos no espaço afetivo da escola querida.

Entre os “noventões”, lá estavam os ex-alunos Cherubim Rosa Filho (93 anos), presidente de honra do Superior Tribunal Militar; João Francisco Martins (94 anos), o mais antigo e o mais velho advogado vivo com registro na OAB de Sorocaba; Hélio Augusto Loureiro Paschoalick (96 anos), filho do saudoso diretor do Estadão, Roberto Paschoalick, e destacado atleta de basquete; e a ex-professora de inglês Therezinha Fonseca Joly, de 92 anos. Todos ainda com muita disposição e vitalidade.

Muitos outros antigos alunos e professores compareceram à sessão solene realizada no dia 6 de abril. O Espaço Afetivo montado numa das salas, com fotos, peças, velhas carteiras, prontuários e outros documentos já é o embrião do Museu do Estadão e fez com que os presentes viajassem no tempo.

Painéis com fotos antigas colocados à entrada da escola e nos corredores trouxeram à memória a importância dessa escola como referência educacional em Sorocaba.

Um vídeo produzido especialmente para o evento levou muitos às lágrimas pelo poder evocativo das imagens e narrativa emocional.

Nos seus 90 anos, o Estadão é um patrimônio da comunidade. Nos seus arquivos estão guardadas as raízes de grandes cidadãos, importantes figuras públicas, milhares e milhares de alunos que receberam uma formação educativa de qualidade.

A sessão solene foi uma ação inicial para despertar nas autoridades e comunidade a consciência de que o Estadão precisa de ajuda, para manter a sua memória viva e também receber uma completa recuperação das suas condições físicas, que estão bastante comprometidas.

O evento ganhou grande repercussão na mídia. Já se articula a formação de um Grupo de Amigos do Estadão. Deputados prometeram empenhar-se na busca de recursos.

O Sorocaba Clube, presidido pelo ex-aluno Benedito Maciel de Oliveira Filho, já agendou dois eventos dedicados ao Estadão. No dia 24 de agosto, Baile Comemorativo Turma de 1974, e no segundo semestre de outubro, Baile dos 90 Anos, ambos para lembrar os bons tempos e integrar ex-alunos numa festa.

Ex-alunos têm visitado o Espaço Afetivo montado na escola e até levando antigos uniformas e peças para ajudar na formação do museu. Há um clima de boa vontade que precisa ser alimentado e levado adiante.

A Associação Comercial de Sorocaba já colocou suas dependências e estrutura à disposição para a realização de reuniões e apoio logístico.

Da Escola Estadual Dr. Júlio Prestes de Albuquerque já saíram 10 prefeitos de Sorocaba: Gualberto Moreira, Artidoro Mascarenhas (Dr. Pitico), Armando Pannunzio, José Theodoro Mendes, Flávio Nelson da Costa Chaves, Paulo Mendes, Antônio Carlos Pannunzio, Renato Amary, Vitor Lippi e José Antônio Caldini Crespo.

É tempo de voltar no tempo e preparar um novo tempo inspirados naquilo que temos de melhor em nossa tradição.