Rotary de Sorocaba nasceu na ACSO
Celso Marvadão

A Associação Comercial de Sorocaba sempre cedeu seu espaço para iniciativas em favor da cidade e apoio o surgimento de outras instituições. A primeira reunião para a instalação do Rotary Clube em Sorocaba, por exemplo, aconteceu em 29 de novembro de 1939 nas suas dependências, sob a presidência de James H. Rotts, então delegado do Rotary Internacional. Nela foi definida a formação da diretoria. Em 2 de dezembro de 1939 ocorreu a reunião inaugural de posse da diretoria, no salão nobre do Hotel Vicente, entre eles diversos diretores da ACSO.

O presidente do Rotary local, Bento Mascarenhas, ocupou o cargo ao lado de figuras ilustres da sociedade sorocabana na diretoria: Arthur Cyrillo Freire, Augusto Cesar do Nascimento Filho, Belarmino Moraes Arruda, Braulio Guedes da Silva, Diogo Moreira Sales, Eduardo Munhoz, Floriano Pacheco, Gustavo Scarpa, Humberto Notari, Irse Mencacci, José Cortez, José Reginato, José Stillitano, Julio Bierrembach de Lima, Nilton Vieira de Souza, Orlando da Silva Freitas, Paschoal Ranieri Mazzili, Raphael de Cunto, Roberto Caldas Kerr, Virginio Montezzo Filho e Welwick Tabacow.

Destaque para a figura do advogado, jornalista, participante da Revolução de 32 e político Paschoal Ranieri Mazzili, que mais tarde chegou a ocupar a presidência da República em duas oportunidades nos anos 60: após a renúncia do titular Jânio Quadros, e durante a ausência do vice-presidente João Goulart, que estava em visita oficial à República Popular da China.

Em 1935, Mazzili foi nomeado coletor fiscal de Sorocaba e Jundiaí e entre 1935 e 1939 foi professor de Economia na Escola de Comércio de Sorocaba, na esquina da rua da Penha com a a Cel. Benedito Pires.

A relação da ACIS com o Rotary Clube de Sorocaba continuou. Tanto que em 1946 a diretoria aceitou proposta do clube de serviço cedendo, mediante remuneração, uma pequena dependência de sua sede na rua da Penha, com direito de exibir seus móveis no salão nobre da nova sede e uma placa na fachada com os dizeres: “Secretaria do Rotary Club de Sorocaba”.

A Associação Comercial de Sorocaba ainda guarda recibos do pagamento desse compartilhamento de espaço, que durou por vários anos.

Nas fotos, Ranieri Mazzili e reunião da primeira diretoria do Rotary Clube de Sorocaba, em 29 de novembro de 1939. Sentados: Levy Sobrinho, Nagib José de Barros (governador) e James H.Rotts, delegado do Rotary Internacional.