Lembranças da Ford em Sorocaba
Celso Marvadão

Esta marca tem muito a ver com a memória afetiva dos brasileiros, especialmente, dos sorocabanos. O carro sempre foi símbolo de status, de conforto, de prazer ligado à família e ao gosto pessoal e, claro, à evolução tecnológica.

Já nos primeiros anos de sua presença no Brasil, a marca Ford estava presente em endereços comerciais de Sorocaba, com placas que ficaram na saudade.

Duas fotos antigas mostram isso. A primeira delas, pouco acima da esquina da Barão do Rio Branco com a rua São Bento, é de 1923, da coleção do fotógrafo Pedro Neves. A outra mostra a rua São Bento (coleção Monsenhor Jamil), deve ser do início dos anos 30, pois ainda tem a presença do antigo prédio da Câmara e Cadeia, que em 1938 cedeu lugar para o moderno prédio dos Correios. A foto mostra a marca Ford no prédio da esquina com a ruq Santa Clara (que foi, na sequência, endereço do Clube de Atiradores, da Loja Freitas, do Jornal Cruzeiro do Sul, da Rádio Clube e hoje é o Bradesco.

O primeiro e o segundo carros que circularam em Sorocaba foram da marca Ford, adquiridos por Bernardo Lichtenfelds Jr. (foto), nome ligado ao início da exploração da energia elétrica em nossa cidade. Os veículos foram importados dos Estados Unidos, por volta de 1904.

O modelo Ford T, conhecido como Ford Bigode, fabricado até por volta de 1927, circulou muito pelas nossas velhas ruas e marcou época. Matem a saudade vendo o modelo e o “bigode” indicativo em sua frente.

E falando em Ford, não dá para esquecer dos Irmãos Notari, Humberto, Fernando e Márioi, nomes fortemente ligados a essa tradicional marca de carros. A Notari teve seu primeiro estabelecimento na esquina da Rua 7 de Setembro com a Miranda de Azevedo, nos anos 40 (no lugar instalou-se depois a Abrão Reze). Havia no local bomba de combustível movida a manivela.

Os Notari depois construíram uma moderna concessionária nessa mesma rua, na esquina com a Professor Toledo. Quando da fundação do Ipanema Clube, em 1961, a reunião foi realizada na concessionária Ford dos Notari, na rua 7 de Setembro.