Lembrando o pintor Zezé Correa, das obras de arte e das criativas placas de lojas
Celso Marvadão

Este senhor da foto é José Correa da Silva, o Zezé Correa, conhecido artista plástico de Sorocaba e que também marcou como criador de inúmeras fachadas e placas para o nosso comércio. Alguma loja ainda mantém placa criada por ele ou alguma foto da época?
José Correa, eu lembro, tinha o ateliê e oficina na rua Araçoiaba, perto do viaduto Jânio Quadros.

Quando eu era repórter do Diário de Sorocaba, fui lá fazer uma matéria com ele. No seu espaço, ele misturava, além de tintas, placas comerciais com obras de arte, quadros históricos, pinturas do cotidiano e esculturas. Participou de inúmeras exposições fora de Sorocaba, ganhou prêmios e esteve sempre envolvido nos movimentos dos pintores.

É dele a pintura que está no saguão do salão nobre da Associação Comercial de Sorocaba e que documenta o velho casarão da Penha, ocupado pela Acso por muitos anos e que hoje dá lugar à atual sede.. O prédio, colonial, já havia sido sede do Banco do Brasil, antes de ser a casa dos comerciantes.
A biblioteca Infantil e o Museu Histórico Sorocabano têm quadros históricos do Zezé.

A escultura que fica ao lado do Teatro Municipal de Sorocaba , aquelas duas máscaras gregas que mostram o choro e o riso como síntese da contradição da tragicomédia humana, é uma criação do Zezé. A obra é 1975, numa homenagem ao artista amador, uma iniciativa da Prefeitura Municipal e da FETABAS – Federação do Teatro Amador da Baixa Sorocabana. Como escultor Naif (autodidata), deu às figuras gregas uma visão espontânea e livre.

José Correa da Silva nasceu em 1912 e faleceu em 1988. Ele dá nome à Pinacoteca de Sorocaba, instalada no Chalé Francês.

Você tem fotos antigas docomércio sorocabano? Envie para a Associação Comercial ou para celso@marvado.com.br.

Para ver tudo o que publico na minha página do Facebook, clique neste link Celso Marvadão Ribeiro.

Legenda: Zé Correa é autor do quadro que reproduz a antiga sede da Associação Comercial e da escultura que fica diante do Teatro Municipal de Sorocaba.