Pensão Paulista no final da Braguinha
Celso Marvadão

Há pouco tempo, postei neste espaço antigo anúncio com a foto da Pensão São José, de José Loureiro, que ficava na rua XV de Novembro, 243, justamente na casa (modificada) onde nasceu o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, hoje esquina com a Praça Arthur Fajardo, o Largo do Canhão. Ali se hospedaram muitos viajantes famosos. A histórica casa também foi uma alfaiataria.

A publicação estimulou o leitor Silvério de Oliveira Filho a encaminhar a foto de uma outra hospedagem famosa de Sorocaba: a Pensão Paulista, que pertenceu a seus pais, Silvério de Oliveira e Gertrudes, e ficava na esquina das ruas Souza Pereira e Dr. Braguinha. O prédio foi demolido em 1970 para dar lugar a um posto de combustíveis, de Jean Saliba. A foto foi tirada em 1962 por sua irmã Carmélia.

Oliveira Filho morou ali com a família de 1955 a 1967. A pensão dos seus pais não servia alimentação, era só hospedagem. “Havia um restaurante na outra esquina. Por ficar próximo da estação ferroviária” explica. A Pensão Paulista “tinha grande movimento, assim como outros hotéis daquela rua. Com a construção da Rodovia Castelo Branco e a falta de investimentos no transporte ferroviário de passageiros, o movimento caiu, atingindo todo o setor hoteleiro daquela região. Essa época também coincidiu com a construção de novos e mais modernos hotéis em Sorocaba”.

O leitor e colaborador Antônio Carlos Sartorelli, que sempre coloca à disposição seu arquivo pessoal com milhares de fotos, comenta que esta área da Braguinha, da Monsenhor Soares, da Souza Pereira e também da XV de Novembro foi marcada pela presença de muitas pensões e hotéis de viajantes e negociantes que passavam pela cidade e aqui se hospedavam ou faziam suas refeições.

Se você tiver fotos de antigos estabelecimentos comerciais, mande para a Associação Comercial de Sorocaba. Pode ser também para o meu e-mail (celso@marvadao.com.br), para minha página -facebook.com/marvadao - ou ainda entrar em contato pelo meu Whatsapp (99706.4177).

Legenda:

A Pensão Paulista (esquina da Braguinha com a Souza Pereira)