Palacete Scarpa já foi “Sorocaba Hotel” e sediou grandes bailes
Celso Marvadão

Muito já se falou do Palacete Scarpa, construído em 1922 para ser sede do Banco União e escritórios das atividades financeiras e empresariais da Sociedade Anônima Scarpa. Poucos lembram que o moderno prédio foi chamado também de Palacete Santa Helena e Sorocaba Hotel, de propriedade do industrial Antônio Pereira Inácio, associado da família Scarpa nos empreendimentos da Votorantim.

O palacete passou para o português que deu início ao Grupo Votorantim na negociação feita com os Scarpa na dissolução da sociedade. Pereira Inácio chegou a morar num casarão ao lado do hotel, ali onde a rua Souza Pereira se encontra com a Álvaro Soares. Vizinha ficavam as fábricas de óleo de caroço de algodão e também a de sabão, ambas de propriedade de Pereira Inácio.

O hotel funcionou ali de 1932 a 1935. Anúncio antigo (foto) fala das características do serviço de hotelaria instalado no primeiro prédio de três pavimentos de Sorocaba e o único a ter elevador (do tipo gaiola), como “quartos com água corrente” e “diárias módicas”, jeito de dizer que o preço era acessível. Depois, o prédio chegou a abrigar por algum tempo a primeira loja de enfeites natalinos e presentes da cidade.

O relógio no alto foi instalado em 1924. O terceiro pavimento possuía um salão nobre, onde foram realizados grandes bailes, como o da formatura dos atiradores do Tiro de Guerra, em 10 de setembro de 1927, segundo estudo técnico da Prefeitura que embasou o relatório para o tombamento da edificação, o que ocorreu em 2013, tendo sido iniciado o processo em 1997.

No final dos anos 20 e antes de ser hotel, o prédio sediou o Partido Nacional Fascista de Sorocaba. Em 1936, abrigou o Sindicato dos Citricultores de Sorocaba. Entre 1937 e 1945, ali funcionou o posto dos Correios. Até 1949 o Palacete ficou com a família de Pereira Inácio, quando foi doado para o Governo do Estado (Secretaria da Fazenda), Em 2005 passou para a Prefeitura.

Quase todos os dormitórios do Hotel Santa Helena ou Sorocaba contavam com varandas. Na reforma feita em 1938, as janelas originais de duas folhas foram substituídas por basculantes, inutilizando-se as sacadas.

O Palacete Scarpa foi construído em estilo eclético, com traços greco-romanos, a partir de projeto dos arquitetos Marquezzini e Scapone.

Foto: acervo Biblioteca Infantil de Sorocaba.