Espaço Empreendedor registra quase 7 mil formalizações de MEIs em 2018
Prefeitura de Sorocaba

Esse saldo deixa Sorocaba na quinta posição no Estado de São Paulo entre as cidades com igual ou maior número de habitantes

O Espaço Empreendedor (EE), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba, registrou de janeiro a novembro de 2018, um total de 6.751 formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s), um aumento de 37,38%, comparado com as 4.914 formalizações realizadas no mesmo período de 2017.

Pela amostragem individual, o número de formalizações realizadas no mês de novembro do ano passado – um dos melhores meses de 2018 -, somou 611 novos empreendedores junto ao espaço, o que representou um crescimento de 42,76%, em relação a novembro de 2017.

“Temos saldos muito positivos não só por Sorocaba ter uma boa estrutura para os novos microempreendedores, considerando que a cidade é economicamente uma das melhores do país -, mas também pelas facilidades que eles têm em buscar apoio para a manutenção desses negócios como é o caso do Banco do Povo Paulista, que oferece crédito a esse grupo de pessoas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, salientando que o trabalho vem sendo cada vez mais divulgado para beneficiar um número maior de pessoas, seguindo orientação do prefeito José Crespo.

As principais atividades formalizadas foram de: cabeleireiros, comércio varejista de acessórios de vestuário, infraestrutura de apoio e assistência a paciente em domicílio, fornecimento de alimentos preparados, preparação de documentos e serviços especializados em apoio administrativo, promoção de vendas, lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, transporte rodoviário de carga e outras atividades de tratamento de beleza.

De acordo com Marcos Lensk, coordenador do Espaço Empreendedor (EE), a unidade de Sorocaba é uma das mais produtivas do Estado de São Paulo. “Em volume de formalizações, mesmo concorrendo com cidades que possuem mais de um milhão de habitantes, Sorocaba não deixa a desejar, ajudando muito a constituição dos nossos MEIs e fazendo com que haja uma alta rotatividade de compra e venda no setor econômico da cidade”, comenta.

Vale lembrar que o levantamento coloca Sorocaba como a quinta cidade no estado de São Paulo em formalizações se comparado com municípios com igual ou maior em número de habitantes, e é precedida apenas por Ribeirão Preto, Guarulhos, Campinas e São Paulo. Já quando a referência são as cidades com menos de um milhão de moradores, Sorocaba é a segunda maior formalização do estado.

Serviços prestados em 2018

Paralela à formalização de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), o Espaço Empreendedor também registrou uma elevação na procura por novos serviços oferecidos como a Inscrição Municipal, Credenciamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Parcelamentos de MEI, Alterações e Baixas Municipais.

“Com novos atendimentos, o trabalho é dinamizado e melhora a vida do microempreendedor no que tange as facilidades do empreendedor para a obter serviços com a diminuição de burocracias e atendimento em um único local”, comenta Marcos Lensk.

O Espaço Empreendedor atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h dentro do Banco do Povo Paulista, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1927, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-2372.