Em evento do Ciesp, presidente da ACSO diz que desafio é fazer grandes empresas se aproximarem de pequenos empreendedores

Durante a Rodada de Negócios promovida pelo Ciesp Sorocaba, no último dia 4, no Parque Tecnológico, o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Hygor Duarte, destacou um dos principais desafios enfrentados pela instituição: fazer com que grande empresas se aproximem de pequenos empreendedores, proporcionando a eles crescimento e posicionamento no mercado. Para ele, a participação da Associação em eventos como esse é “crucial” para estimular o desenvolvimento econômico local, garantindo que os recursos gerados no comércio fiquem na cidade e impulsionem o crescimento de negócios de menor porte.

Um dos pontos levantados por Hygor Duarte é a dificuldade dos pequenos empreendedores em acessar “grandes oportunidades” de negócios. Apesar de muitos terem domínio técnico e estrutura para crescer rapidamente, eles enfrentam obstáculos para chegar às grandes empresas da região. “Queremos que o pequeno tenha voz. Há muitos negócios com grande potencial, mas ainda não conseguem apresentar seus serviços ou produtos em mesas de grandes empresas”, observou o presidente da ACSO, apontando a necessidade de mais iniciativas que conectem esses empreendedores a novos mercados.

A Rodada de Negócios, organizada pelo Ciesp Sorocaba, exemplificou esse esforço de integração. Com a participação de 120 empresas de diversos portes e segmentos, o evento proporcionou reuniões estratégicas entre 21 empresas âncoras e pequenos negócios, gerando um ambiente propício para a criação de novas parcerias. Estima-se que os encontros realizados tenham gerado até R$ 2 milhões em novos negócios, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento regional.

Outro desafio identificado por Hygor Duarte foi a mudança de comportamento na estratégia das campanhas e sorteios realizados pela ACSO. Anteriormente, os prêmios eram de grande valor, com carros e motos, que, na maioria das vezes, acabavam sendo vendidos pelos ganhadores para obtenção de dinheiro. Sob sua gestão, tal prática foi modificada e, agora, os prêmios são gastos no comércio. “Queremos que o dinheiro permaneça no nosso município. Quando alguém compra no comércio e é sorteado, o prêmio deve ser reinvestido no próprio comércio”, enfatizou o presidente, reforçando o compromisso da ACSO em fomentar o mercado sorocabano.

Hygor Duarte reiterou que a ACSO seguirá trabalhando para que os pequenos empreendedores tenham mais visibilidade e acesso às oportunidades. “Ainda temos um movimento muito grande a ser feito, e o nosso papel é continuar criando pontes entre o pequeno e o grande, para que o empreendedorismo cresça de forma sólida e sustentável”.



Ler Mais