A Associação Pró-Reintegração Social da Criança foi constituída em 1976, em Diadema - SP e os trabalhos, por dificuldades financeiras, foram encerrados no ano de 1992.
No ano de 1994, as atividades ambulatoriais da Associação Pró-Reintegração Social da Criança foram reiniciadas em Sorocaba, SP.
O trabalho da Associação Criança em suas três Unidades, visa constituir-se como recurso terapêutico alternativo, resolutivo e eficaz, na expectativa de que as crianças e adolescentes possam se tratar, mantendo seus vínculos com família, escola, comunidade e sociedade.
Atualmente, atende a demanda de crianças e adolescentes portadores de diversos tipos de Transtornos Mentais, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 0 a 18 anos de idade, residentes no Município de Sorocaba, SP, em suas três Unidades: CAPSij Ser e Conviver, CAPSiII Aquarela e CAPSiII Bem Querer.
O Projeto Terapêutico Singular desenvolvido tem como objetivo proporcionar às crianças, adolescentes e suas famílias, condições para a integração, desenvolvimento e fortalecimento nos planos físico, emocional, social e cultural por meio da atuação terapêutica psicossocial, buscando assim viabilizar a socialização e o exercício da cooperação, da solidariedade, da cidadania, proporcionando o desenvolvimento emocional e cognitivo por meio do estímulo à construção da individualidade, do autocontrole, da autoestima e da autonomia. A inserção de cada criança ou adolescente no tratamento é feita sempre respeitando o horário escolar.