A ABOS (Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba) é uma instituição sem fins lucrativos, que atende e ampara pacientes oncológicos (portadores de câncer) carentes. Fundamentada no trabalho voluntário, a associação atende, desde 1988, Sorocaba, cidades da região (mais de 50 municípios), e até mesmo de outros estados.
A ABOS não faz distinção política, religiosa, étnico-racial, de gênero ou identidade. Em mais de 32 anos de trabalho, já foram atendidos mais de 12.000 pacientes. Nosso quadro de funcionários é composto em sua maioria por voluntários. São apenas 10 pessoas fixas contra aproximadamente 60 voluntários ativos.
Associação surgiu com uma proposta feita pelo Dr. Gilson Delgado ao sr. Rino LoPresti e sra. Marlene Aidar, e contou com o apoio de Luis Jesus de Castro e sua esposa Margarete, Dr. Walter Stefanuto e sua esposa Sueli, e Sonia Maria Oliveira Delgado.
O objetivo sempre foi o de apoio aos pacientes oncológicos e seus familiares, vindos tanto de Sorocaba como de fora, e que não davam continuidade ao tratamento devido às dificuldades em relação à distância e transporte. Construiu-se, então, a ABOS, uma das primeiras Casa de Apoio do Brasil, baseada em conceitos europeus já desenvolvidos.
Além do atendimento adulto, a ABOS presta apoio também ao GPACI (hospital do Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil), hospedando na Casa (juntamente com um responsável) crianças de fora de Sorocaba que não farão seus tratamentos com internação.
A ABOS ainda faz empréstimos de cadeira de rodas, cadeira de banho, cama hospitalar, muletas e bengalas aos seus pacientes cadastrados.
Com mais de 50 municípios assistidos da região de Sorocaba e ainda pacientes de outros estados, prestamos a assistência necessária para que as pessoas possam ser acolhidas e recebidas com conforto e dignidade durante a fase de tratamento oncológico nos hospitais da região.