AC    Memória

CELSO MARVADÃO RIBEIRO


Praça central, procissão do Senhor dos Passos - década de 10

1916


Largo da Matriz, atual Praça Coronel Fernando Prestes, centro da cidade, e a Catedral Nossa Senhora da Ponte. Foto de (Francisco Scardigno)


Praça Cel. Fernando Prestes. O footing alimentava a vida comercial da cidade e vice-versa, num tempo em que tudo acontecia no centro. Quantos casamentos tiveram início aqui?


Rua da Penha, tradicional corredor do comércio sorocabano. Ao fundo, o Casarão que foi sede da Associação Comercial, que hoje ocupa um moderno prédio construído no mesmo local.


Antigo prédio do Mercado, no Largo do Santo Antônio, ao lado da igreja do mesmo nome. O atual prédio do Mercado Municipal é de 1938.


Loja da família Delosso, Casa São Paulo, na Rua XV de Novembro, próximo da ponte. Varejo onde se vendia de tudo, de agulha de vitrola a enxada.


Guarda na guarita da esquina da Álvaro Soares com Dom Antônio Alvarega, controlando o semáforo na mão. Uma das cenas do nosso trânsito mais lembradas.

1923


Lateral da Rua Nogueira Martins. Construção do Cine São José, também conhecido depois como “Sala Nova”.


Sobradão da Rua Padre Luiz (antiga rua dos Tecelões) onde funcionou o Armazém dos Scarpa, tradicional família ligada ao comércio, à indústria têxtil é a história moderna de Sorocaba.


Bonde no canteiro central da Avenida São Paulo. Os bondes, como os trens, não saem de nossa memória, habitam o nosso imaginário afetivo.


Casa Ferrucci, Largo do Mercado. Loja de ferraria, carpintaria e fabricação de charretes, num tempo em que estas em maior número que os veículos motorizados.


Rua Dr. Álvaro Soares, Rua do Hospital. Observe o Teatro Santa Helena, que ficava onde hoje está a Casas Bahia.


Center Musical, no térreo do prédio do Círculo Italiano. Tempo em que os carros subiam pela Braguinha, contornavam a praça e passavam pela rua Carlos Gomes, ao lado da Catedral.


Início dos anos 70. Governados Abreu Sodré inaugurando a Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba (Fápis), no Peladão do Scarpa. hoje ocupado pelo Sorocaba Shopping.


Anos 80. Parque Campolim, já com infraestrutura, mas sem construções. Havia provas de kart no local.


Padaria Real, esquina da Rua da Penha com a Moreira César, quando passava de suas pequenas instalações para um prédio moderno.Lá se vão. 60 anos de história.


Trenzinho da Cirandinha, da família Guariglia. Puxado por um jipe, a atração era a festa da criançada, especialmente na véspera do Natal.